sábado, 29 de agosto de 2009

Provinha Brasil - Cidade de Ubatuba- Reflexão: Educação Basica base para o ensino médio

Na cidade de Ubatuba a Provinha Brasil foi aplicada em 2005 para alunos da quarta serie onde foi avaliado conhecimentos de língua portuguesa e matemática e em 2008 para a segunda serie verificando o conhecimento de escrita e leitura. A equipe de supervisores, em conjunto com as professoras Regina Dellalibera, Maria do Carmo Benício e Heloísa Pinho de Castro, da equipe de formadores da Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, são os responsáveis pela aplicação e avaliação das provas nas escolas municipais. Mas de acordo com as orientações do Mec em Provinha Brasil - Reflexões sobre a Prática (Kit Provinha Brasil), a prova deve ser aplicada e avaliada pelo professor da sala, pois é compreendido que além de trazer maior segurança para as crianças participantes da avaliação, o professor (a) é aquele que deverá saber o nível de desempenho de sua turma e a partir dos resultados junto à gestão e coordenação escolar buscar estratégias de melhora ou aprimorar o ensino, procurando fazer valer a participação dos pais neste compromisso (Reflexões sobre a Prática, 2008 pg. 5-7).
De acordo com os dados coletados, a professora entrevistada compreende a Provinha Brasil como uma avaliação diagnóstica a qual procura verificar a aprendizagem das crianças da segunda, quarta e oitava série. No entanto não foram pontuados quais são estas aprendizagens e nem como foi interpretado os resultados na instituição. No entanto, os resultados foram discutidos em HTPC (assim como as orientações para a aplicação da prova), “procurando buscar atender às necessidades especificadas pela provinha diagnosticada” o que também influenciou o PPP da unidade escolar. As famílias não foram orientas e nem obtiveram acesso aos resultados da avaliação.

A definição da Provinha Brasil e algumas reflexões


Por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceale/UFMG), o Ministério da Educação elaborou a Provinha Brasil.
A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação diagnóstica do nível e processo de alfabetização (leitura e escrita) das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade. Seu principal objetivo é servir de auxilio para professores e gestores para que a partir dos resultados possam orientar suas práticas dentro da instituição de ensino, permitindo assim intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita do educando.
Essa avaliação diagnóstica da alfabetização deve ser vista a partir do olhar que vá alem de se verificar a quantidade de acertos e erros, mas identificá-los. Os diferentes resultados (erros e acertos) indicam diferentes níveis no domínio das habilidades avaliadas. O professor (a) neste sentido precisa ter uma postura investigativa e reflexiva sobre a interpretação dos resultados, ou seja, analisar com atenção cada questão respondida: ficando aberto ao pensamento cognitivo da criança; compreender a lógica, as estratégias, as hipóteses utilizadas pelo aluno.
Desta forma o professor (a) poderá reformular novas atividades a contribuir para superar as dificuldades encontradas pelo aluno; refletir sobre sua pratica desenvolvida na escola; promover espaços de debate e estudo coletivo; utilizar os resultados para planejar, propor e executar ações na sala de aula; buscar dentro do possível solução dos problemas encontrados (escrita e leitura); modificar estratégias e procedimentos de ensino; utilizar os resultados de forma que possibilitem avançar naqueles pontos em que os resultados se mostraram satisfatórios; utilizar os resultados da avaliação como material para a formação continuada de professores alfabetizadores; avaliar a distribuição dos conteúdos no ano e ao longo dos anos subseqüentes; definir quais conteúdos e capacidades irá privilegiar; compartilhar essas definições com as famílias de seus alunos, para uma parceria conjunta entre a comunidade escolar; compartilhar os objetivos e os resultados com os próprios alunos para que possam acompanhar e sentirem seguros no seu processo de aprendizagem.
Ressaltado pelo Mec no seu material impresso referente a Provinha Brasil, os resultados desta avaliação não serão utilizados na composição do IDBE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas para sirva de orientação para as práticas pedagógicas dentro das instituições que poderão junto com outras iniciativas do município melhorar os resultados apresentado até o momento em relação à educação básica. No entanto fica algumas reflexões a partir da entrevista realizada, o material disponibilizado pelo Mec: A Provinha Brasil vem sendo compreendida nas Secretarias de Educação dos municípios nesta perspectiva apontada pelo Mec? As instituições de ensino estão interpretando os resultados de acordo com a proposta do Mec? Os professores têm compreendido a dimensão avaliativa e reflexiva destes resultados em relação a sua prática em sala de aula? As escolas estão procurando junto às famílias uma parceria a fim de contribuir para que as necessidades dos alunos sejam atendidas dentro de um processo sistemático, para que a alfabetização aconteça de forma satisfatória?
O principal mérito da Provinha Brasil é o fato de que a avaliação dos saberes dos estudantes é vista como um subsídio para o planejamento do ensino, de modo a atender às reais necessidades dos alunos individualmente, identificadas por meio da análise dos resultados obtidos. O fato de que gestores escolares e outros profissionais - como os coordenadores pedagógicos ou supervisores - estejam envolvidos no processo, desde a discussão que precede à aplicação, na qual se pode conhecer o objetivo e as características da avaliação, até o momento de tomadas de decisões coletivas com base na análise dos resultados. Por fim, outro aspecto positivo é o fato de que no documento Provinha Brasil - Reflexões sobre a Prática são oferecidas aos professores e gestores orientações referentes ao que fazer após a análise dos resultados, evidenciando a intenção de que o instrumento cumpra uma função diagnóstica que necessita ter continuidade com a realização de outras ações articuladas nas instituições de ensino.
Por meio dela, os professores terão chance de saber como está o nível dos seus alunos e também terão uma idéia de que tipo de proposta pode elaborar e realizar com base nos resultados. É importante destacar o caráter pedagógico da avaliação. A finalidade não é classificar as crianças, nem as escolas e municípios, mas orientar as ações pedagógicas do professor com sua turma, do coordenador com seus professores e do gestor com sua escola. Prioritário nesse sistema de avaliação é assegurar que o resultado da avaliação seja considerado na construção de uma política pública de formação para o professor, que é a conseqüência quando ele se torna um agente pesquisador, indagador e reflexivo da sua prática, sabedor dos seus direitos e deveres.
Talvez a Provinha Brasil seja uma forma eficiente de melhorar a qualidade do ensino e logo, os impactos na aprendizagem. Que esta forma de avaliação possa ser um caminho quando levando em consideração ao pensarmos no tamanho deste país e nas grandes diferenças curriculares que existem.

Referências bibliográficas

Portal do MEC - www.mec.gov.br – Acesso em: 09 fev. 2009.

INEP - http://provinhabrasil.inep.gov.br – Acesso em: 10 fev. 2009.

E – Educador. http://e-educador.com – Acesso em: 10 fev. 2009.
Portal de conteúdos referentes à educação, as políticas vinculadas e ao campo das tecnologias na educação. A concepção que orienta a proposta tem objetivo principal oferecer fundamentos para proporcionar aos educadores reflexão crítica sobre o fazer pedagógico, construção colaborativa e a valorização do trabalho docente.

Assessoria de Comunicação Social
http://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/view.php?id=4316 – Acesso em: 15 fev. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Brasília: MEC Provinha Brasil – Reflexões sobre a Prática, 2008.

Por Rosa Cris Perônico

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